segunda-feira, janeiro 07, 2008

Momento Ouvidoria

Tem coisas que só um banco completo faz por você. Vejam só: ao efetuar o pagamento do meu IPVA, na sexta-feira, fui premiado com o bloqueio total da minha conta corrente.

A saga começou quando tentei cumprir com minhas obrigações de contribuinte por intermédio do site do banco, operação negada porque tal serviço precisaria ser desbloqueado no “Fone Fácil”.

“Fodeu”, pensei. Eu fujo de uma central de telemarketing como o diabo da cruz. Mas era ou isso ou encarar a já clássica fila quilométrica da agência mais perto de casa. Como estou de férias, não tenho como desfrutar da comodidade do posto situado dentro da firma (comodidade uma ova, o posto é tão ruim ou pior que uma agência, mas deixa pra lá...).

Resolvi, então, me despir do preconceito (que bela frase...) e ligar no tal Fone Fácil. Depois de ouvir 850 opções que não me interessavam, finalmente foi atendido por uma funcionária:

- Alice Camila, Fone Fácil, bom dia!
- Bom dia, Alice Camila. Gostaria de realizar o pagamento do meu IPVA, porque não consegui fazê-lo pela internet.

Bem, eu não falei assim, tão bonitinho. Mas a idéia foi essa. Decidi também poupá-los dos gerundismos das moças, que nem foram tantos, para minha surpresa.

- Eu falo com o senhor Vinícius?
- Hum hum...
- Por que o senhor não aproveita e se cadastra no nosso serviço SMS totalmente gratuito? O senhor passará a receber, sem custo algum, promoções e serviços do banco no seu celular, totalmente de graça...
- Camila, vou repetir: quero pagar o meu IPVA. Eu nem iria ligar pra vocês se esse serviço não estivesse bloqueado na internet.
- Se o senhor quiser desbloquear o serviço eu preciso transferir a ligação para outra atendente.
- E por quê?
- Eu não estou habilitada a fazer esse tipo de serviço, senhor. Quer que eu transfira?
- Não, não! Faça o pagamento, depois você transfere a ligação. Pode ser?

Pois bem. Depois de algumas dificuldades – Alice Camila não encontrava o número do renavam do carro no sistema – a operação foi concluída. Após mais uma proposta de incluir meu celular nas promoções do banco – totalmente gratuito e sem custos –, garantiu, ela finalmente me transferiu para a operadora que faria o desbloqueio do pagamento do imposto pela internet.

- Hellen Lúcia, Fone Fácil, bom dia!
- Puxa, todas vocês têm nomes compostos? – perguntei.
- Como disse, senhor?
- Esquece. A Alice Camila me passou para você. Quero fazer o desbloqueio da função de pagamento do IPVA pela internet.
- Deixe-me ver... Mas, senhor, no sistema consta que o senhor já efetuou o pagamento do IPVA.
- Sim, Hellen. O que eu quero agora é apenas desbloquear a função, para que, no ano que vem, eu possa pagar o meu IPVA pela internet.
- Oh, sim... Para isso eu preciso confirmar alguns dados pessoais, tudo bem?
- Claro.
- Data de nascimento?
- 1º de dezembro de 1977.
- Nome da mãe?
Depois de falar o nome de minha mãe, ela me pediu “um momento”.
- Senhor Vinícius?
- Sim?
- O nome de sua mãe apresentou uma divergência.
- Divergência? Mas qual o nome aparece aí?
- Por questões de segurança eu não posso revelar. O senhor pode repetir o nome como consta no seu RG?
- Claro.

Assim, lá fui eu atrás do RG, apenas para confirmar o que já sabia: havia dito o nome de minha querida mãe corretamente. Com o cuidado de soletrar cada sílaba, repeti o nome para ela, que me pediu mais “um momento”.

- Senhor - ela disse, depois de quase dez minutos de espera. - Realmente consta uma divergência no nome de sua mãe e, por motivos de segurança, sua conta corrente foi bloqueada até que o senhor regularize a situação.
- O QUÊ? BLOQUEADA? VOCÊ FICOU LOUCA, MINHA FILHA?
- Essa é uma medida de segurança, para preservar a sua própria segurança, senhor.
- Mas que culpa eu tenho se na porra do cadastro de vocês o nome da minha mãe está errado? Como é que eu faço pra desfazer essa merda?
- Somente o gerente da sua agência pode rever o desbloqueio, senhor. Algo mais em que possa ajudá-lo?
- Claro que não! Até porque minha conta está bloqueada, você não ia poder fazer nada mesmo!
- Ah é... O banco agradece a sua ligação. Tenha um bom dia...

No instante seguinte, descarreguei todo o meu estoque de palavrões, mas creio que Ellen Lúcia não chegou a ouvi-los. Por sorte, não precisei me deslocar até o posto do banco no trabalho, o gerente conseguiu resolver a pendenga pelo telefone. Ou pelo menos disse que resolveu. Farei o teste logo mais, no caixa eletrônico.

E o pior: a tal "divergência" alegada pela operadora, segundo o gerente, não passava de uma letra abreviada, o P de Pinheiro.

7 comentários:

Adriano Silva disse...

Tudo isso seria trágico, se não fosse cômico. Vc tem razão de fugir do telemarketing. :)

Anônimo disse...

Essa história aconteceu de verdade? pq vc usou o marcador ficções?

Discoteca Completa disse...

Rodrigo, só usei o marcador "ficções" pq se trata de uma historinha. Claro que não é 100% verídica, mas é verdade que tive a conta bloqueada ao pagar o IPVA.

É como disse o Adriano, da tragédia nasceu a pequena comédia.

Anônimo disse...

na próxima vc diz: "P" de P### que te pariu!

Discoteca Completa disse...

É, Tilda. A situação foi de tal modo surpreendente que nem sequer consegui demonstrar uma reação à altura (com os palavrões à altura, quero dizer)...

Ale Ber disse...

Vinicius,
a cada dia acompanhando seu blog me surpreendo mais. Caraca, quem olha procê não imagina uma verve dessas. beijo

Discoteca Completa disse...

Pois é, ainda não sei se esse blog mais me ajuda ou queima o filme... O pessoal do banco completo, por exemplo, já deve ter riscado o S&P do mapa...