quarta-feira, dezembro 12, 2007

No sangue

São Paulo, tarde de terça-feira. Nada como uma conversa para amenizar o difícil e congestionado percurso entre o Hotel Renaissance (quase o meu segundo local de trabalho) e a redação. O taxista bem que se esforçava, mas o interlocutor, sentado no banco do passageiro invariavelmente com um ar blasé, insistia em não colaborar. Depois de esgotarmos os temas básicos, como trânsito e meteorologia, passamos vários minutos do trajeto em silêncio. Até ele voltar a puxar papo:

- Já viu o estado desse Elevado? Vai acabar com o pessoal da São Silvestre.

- É verdade – eu respondo, sem dar bola e com o mau humor característico de quando estou a trabalho.

- Você não tem cara de quem corre.

- Acertou. Fico cansado só em falar nesse assunto.

- Esse ano eu não vou – ele prosseguiu, sem se dar conta da indireta. – Pra correr a São Silvestre é preciso estar preparado. Com todo o respeito, quando eu corro é pra valer. Não vou fazer palhaçada pra aparecer na TV.

- Sei – me rendi. – Tenho umas amigas que vão participar. Elas são loucas por esse negócio.

- Corrida é pra quem é louco mesmo. Está no sangue – ele falou, batendo forte nas veias do braço esquerdo cuja mão segurava o volante.

- É, acho que não está no meu – eu disse, olhando para o meu próprio braço em repouso.

- Tem gente que gosta de correr, tem gente que gosta de ler. Aposto que você gosta de ler.

Ele finalmente chegou aonde eu queria.

- Não só de ler como de escrever. Inclusive acabei de lançar um livro! – me empolguei.

- Eu não gosto de ler. Você devia tentar o tênis – desconversou.

“Espere aí!”, eu queria dizer. “Você está falando com um escritor, meu chapa! UM ESCRITOR!!!” Mas não adiantava. Como ele próprio disse, devia estar no sangue.

- Tem razão - respondi, depois de pensar um pouco. - Acho que vou tentar o tênis.

7 comentários:

Anônimo disse...

Agora que o governo perdeu a CPMF só restou mesmo a São Silvestre!!!

Discoteca Completa disse...

Pra mim, restou a correria das compras no shopping...

Anônimo disse...

Com um poquinho mais de boa vontade, vc teria assunto com ele né? Poderia falar das suas amigas corredoras e tal que agora percebem o quanto te aborreceram anos a fio com esse papo. beijo

Anônimo disse...

Com um poquinho mais de boa vontade, vc teria assunto com ele né? Poderia falar das suas amigas corredoras e tal que agora percebem o quanto te aborreceram anos a fio com esse papo. beijo

Discoteca Completa disse...

Tem razão. Mas vc conhece o meu humor. Além do mais, o cara não dava bola para nada do que eu dizia...

Anônimo disse...

Acho que a Rejane ficou magoada. Diz pra ela que papo de taxista no meio do expediente é tooootaaaalmente diferente de ouvir sobre uma grande amiga correndo. Aliás, eu corri no começo do ano passado na USP. Tenho uma longa história pra te contar sobre isso.

Discoteca Completa disse...

Essa é nova! Não sabia que vc fazia parte dessa massa de seguidores fanáticos de corridas!