domingo, dezembro 14, 2008

Um encontro

Encontrei um velho amigo no lançamento do romance de um grande amigo – sobre o qual comentarei oportunamente – há duas semanas. Nos tempos de faculdade, compartilhávamos, ao menos em parte, dos ideiais esquerdistas, do ódio dos tucanos no poder, das instituições corrompídas, e de todo aquele blá blá blá de centro acadêmico – do qual, aliás, ele foi presidente.

Eis que, nove anos depois, estávamos frente a frente mais uma vez. Ele, fugido depois de vários anos em meio aos índios e denunciando os poderosos de plantão, motivo pelo qual fora ameaçado, o que acabou precipitando nosso reencontro. Do meu lado, um pouco encabulado, tudo o que tinha a lhe apresentar era meu novo e asseado cartão de visitas, no qual se lê a inscrição "Editor - Mercado de Capitais".

Ele bem que poderia me acusar de traidor do movimento e outras coisas piores, mas não. Foi cortês e até me elogiou pelo fato de eu ter encarado a insanidade do jornal diário. Embalados pelas cachacinhas servidas no coquetel, conversamos muito e fomos juntos para o metrô, de onde nos despedimos e prometemos uma nova bebedeira.

Observei-o partir no trem que ia para o Alto do Ipiranga antes de partir em direção à estação Vila Madalena. Lados opostos.

Nenhum comentário: